terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A xícara existe por si mesma?




Xícaras com arte de Claudio Miklos (Monge Kômyô) Disponíveis em www.daissen.org.br


A nossa maior dificuldade é perceber que nosso eu é construído completamente, nossas infelicidades são construídas por nossos pensamentos. Sobre o passado por arrependimento e por memórias, ou sobre o futuro por imaginações, expectativas e ambições. Nós construímos um eu e suas infelicidades e angústias com esses pensamentos. Se conseguirmos jogar fora todos eles e sentarmos aqui e esquecermos, penetraremos na dimensão suprema. A dimensão suprema mostra que todas as coisas surgem dela e nenhuma tem um eu ou uma existência própria. Tudo que julgamos como um eu ou existência própria é atribuído, não é verdadeiro.


Essa xícara foi construída com barro, forma e cozida num forno. Tornou-se uma xícara. Nós olhamos para ela e a chamamos de xícara. Ela funciona no mundo e contem chá. Mas a xícara ela existe por si mesma? Não. Para que ela seja uma xícara é necessário que haja barro, oleiro, forno, esmalte e mais do que isso é necessário um ser que olhe para ela, veja sua utilidade e diga “xícara”. Esse que olha para ela enxerga sua utilidade de conter o chá, que a chama de xícara é quem faz com que ela tenha uma identidade.


Nós, de forma muito mais complexa, também somos assim. Surgimos da dimensão suprema e como manifestações da dimensão suprema. Então nos manifestamos nesse mundo de forma histórica e temporária. Voltando a analogia da onda e do vento. Estes fenômenos surgem no ar ou na água e não existem por si mesmos, são manifestações. Nós que acreditamos em nós mesmos, na nossa consciência e em nosso eu, somos manifestações dessa consolidação de pensamentos, confundimos o fluxo dos nossos pensamentos como uma identidade separada. Confundimos esse fluxo com um eu. A xícara parece um ser separado e existente por si mesmo, dizemos xícara e somos capazes de nos entristecer se ela cair no chão e quebrar. Se for antiga e tiver pertencido a nossa avó e tivermos atribuído a ela um determinado significado, ficaremos entristecidos ao vê-la quebrar. Mas onde existe a xícara? Só na nossa memória e mente ela pertenceu a nossa avó. Só no nosso aprendizado do que é uma xícara ela tornou-se uma xícara. Só por a concebermos como receptáculo é que ela é uma xícara. Para um ser primitivo que jamais viu uma xícara ela não seria nada. Se eu der a xícara para minha cadela, ela pensará que é um brinquedo, morderá, e se conseguir quebrá-la, pegará seus cacos e espalhará pelo jardim, porque para ela uma xícara não é uma xícara. A xícara só existe na mente de quem a entende como receptáculo, e olha para ela e a transforma com sua percepção e mente. É fácil entendermos isso sobre a xícara, mas difícil entendermos isso sobre os outros seres.


Postado por Monge Genshô- O Pico da Montanha é onde estão os meus pés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OSS

Seja Bem Vindo !!

Este Blog é dedicado a todos praticantes ou amantes das Artes Marciais desde iniciantes até os mais graduados.

Dedico aos meus Amigos de Treino.

Seu conteúdo pode servir de ajuda para o dia a dia, tirar dúvidas, auto aprendizagem e consultas sobre Artes Marciais diversas.

Não responsabilizamos por praticas sem responsabilidade e sem acompanhamento de um profissional na área e nos limitamos somente em veicular assuntos sobre Artes Marciais.

Para a correta prática, um profissional deve ser procurado.



Na área de Videos fiz alguns videos com várias sequências para Shiai Kumite competição, Kata, e outros combinados de outras artes que fui treinando, desenvolvendo, adaptando outras artes como kung fu e criando outras observando e estudando o Karate e vários videos de diversos atletas do passado e da atualidade.

Esses mix eu reuni nos video para colaborar com todos meus amigos de treino.

Sou muito grato a todos os meus Senseis que muito colaboraram para meu conhecimento e técnica.



Arte Marcial é :

- Um Modo de Vida

- Qualidade de Vida

- Disciplina

- Combate ao Stress

- Terapia

- Defesa Pessoal

- Realização Pessoal

- Respeito ao Próximo

- Esporte


Você terá acesso à vários conteúdos e sempre Atualizados :

- Download de musicas sobre Artes Marciais - veja em Links (acima)
- Links sobre Artes Marciais sobre diversos temas
- Vídeos sobre Artes Marciais
- Eventos


Podem comentar a vontade sobre o Blog e peço a colaboração de vocês também caso tenha algum assunto ou video interessante sobre Artes Marciais envie pra gente.


Email:

fabiotake@yahoo.com.br



Filosofias

"Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karatê-Dô deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karatê-Dô."

Gichin Funakoshi

"O Kata de Karatê tem me ajudado muito em minha vida. É como O' Sensei Gishin Funakoshi dizia "Depois de praticar Kata no mínimo 1000 vezes que o praticante entenderá a sua essência e poderá apresentá-lo ao público". O Kata é como uma Enciclopédia do Karate onde estão todas as técnicas dos antigos mestres. Nele treina a auto defesa, disciplina, formação do caráter, meditação em movimento e principalmente CONCENTRAÇÃO E FOCO. Com vários anos de prática o praticante inconsientemente passará a aplicar em sua vida cotidiana. Hoje em dia meu poder de concentração, foco e perseverança aumentaram muito devido a prática do Kata. Que bom seria se todos praticassem também. Convido a todos a praticar também. OSS

Fabio Take

"O Karatê em si é uma forma chamada Kata que é utilizada como forma de apoio ao praticande de Artes Marciais. Depois de compreendido a essência o artista marcial livra se da forma ficando sem forma nenhuma, Sem Mente "Mushin" e parte para outro estágio que é a descoberta do seu próprio "eu". É como o escultor que no início utiliza de várias formas para depois formar o seu próprio atravéz de sua transcedência e é assim que o torna diferente e suas obras se tornam respeitáveis."

Fábio Take

"Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução"

Se você não luta com ninguém, estará livre de qualquer culpa. (Bruce Lee)

Siga os bons e aprenda com eles. Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas valeu a intenção da semente.

Planos não substituem ações.

Podemos dar um barco a alguém, podemos colocar esse barco na água e ensinar esse alguém a remar. Mas para que a pessoa reme, é preciso que ela queira remar.

Por dentro cultivar o Chi e por fora moldar e fortalecer os músculos, tendões e ossos. (Gishin Funakoshi)

Para viver bem e por muito tempo, seja moderado. O que o homem inferior procura está nos outros. O que o homem superior procura está em si mesmo.

Autor desconhecido

Um mestre realmente bom jamais é doador da verdade e sim um guia, um apontador da verdade que o aluno terá de descobrir por si mesmo." (Bruce Lee)

"O essencial em uma luta, não é a perfeição em desferir golpes, mas sim, em sua capacidade de resistir ao ataque... ."

"Não há modo certo e modo errado em luta. O modo certo para um homem grande pode não ser o modo certo para um homem pequeno. O modo certo para alguém lento pode não ser o modo certo para alguém rápido. Cada pessoa precisa compreender seus pontos fracos e seus pontos fortes."

"Não sou daqueles que não acreditam em amor a primeira vista, mas acredito em dar uma segunda olhada."

"Não acredito em pura sorte. Você precisa criar sua sorte. Precisa estar atento ás oportunidades ao seu redor e tirar vantagem delas."

"Devemos ser verdadeiros e honestos: as indagações devem ser constantes e independentes, e não seguir cegamente um projeto feito por outros."

“O bom lutador de Kung Fu precisa ser simplificador.”

“Seja flexível como uma mola, mas embora não cedendo completamente”

“Um lutador não se aperfeiçoa pra lutar, luta pra se aperfeiçoar.”

“Antes de estudar arte, um soco para mim era apenas como um soco, um chute apenas como um chute. Depois que estudei a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais um chute. Agora que compreendi a arte, um soco é apenas como um soco, um chute apenas como um chute.”

“Não há nada de especial nesta arte. Tome as coisas como elas são. Soque quando tiver de socar. Chute quando tiver de chutar.”

“Meus seguidores em Jeet Kune Do, atendem a isso: todas as normas fixas são incapazes de adaptabilidade ou flexibilidade; a verdade está fora de todas as normas fixas.”

“O homem, criatura viva e criador individual, é sempre mais importante do que qualquer estabelecido estilo ou sistema.”

“Se você acreditar que uma coisa é impossível, você a tornará impossível.”

"Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o!”

Bruce Lee

Arapongas Artes Marciais On Line


Daily Calendar

Ocorreu um erro neste gadget