sexta-feira, 1 de março de 2013

Onde fica o Vazio?




Pergunta – Levando isso em consideração, seria a morte uma libertação?

Monge Genshô – Nem uma libertação nem uma não libertação. A morte é tão somente um evento inerente a vida, tudo que nasce morre.

Pergunta – Então o que sobra após a morte é...

Monge Genshô – O que sobra o que? Do que? O que sobra do redemoinho quando cessam as energias que o colocaram em movimento? Onde está o eixo do redemoinho quando ele para? Esta em toda a parte na atmosfera. Está tudo na atmosfera, nada foi embora, tudo está no mesmo lugar, somente o movimento daquele momento que cessou. Mas a atmosfera está ali livre para produzir novos redemoinhos.

Pergunta - No sutras se fala que forma é vazio e vazio é forma. Eu entendo como forma todas as manifestações que teriam como origem e destino o vazio...

Monge Genshô – Não, não existe destinação no vazio. Todos os seres e todas as coisas, tudo, tem uma forma, mas nem um deles tem um “eu” inerente, todos são interdependentes, interligados e interconectados. Isto é a vacuidade. A vacuidade não é uma coisa, não é um algo, não é um substrato que sustenta o universo e tão pouco um Deus. Quer continuar a pergunta?

Pergunta – Agora complicou um pouco...Mas por exemplo, prosseguindo minha linha de raciocínio, o cabide de madeira, a destinação dele é a extinção do “ser” cabide, pois a madeira irá se extinguir através de fogo ou cupim. Minha pergunta é, esse vazio seria um estado de não-ser...

Monge Genshô – O vazio não é um estado de não-ser. O vazio é o fato de que todas as coisas tem a mesma característica ou qualidade de serem interligadas e interdependentes, e nenhuma delas ter um “eu” em si mesmas, ou seja, inerente. Assim como o redemoinho é um movimento do vento e não existe por si mesmo, nós não existimos por nós mesmos, somos um movimento da vida, cada um de nós é como uma onda ou pé de vento. Somos um movimento no vazio. Vazio de que? De um “eu”. Se você tirar a forma não existe vazio, porquê o vazio se manifesta como forma. Imagine o mar com suas ondas e você passar uma lâmina e tirar todas as ondas de cima do mar, o que sobra? A água, certo? Mas se no momento seguinte você olhar novamente o que surgirá? Novas ondas. Porque o mar só se manifesta desta forma, com ondas. A vacuidade só se manifesta como forma. Você não pode tirar a forma e então restar a vacuidade.

Pergunta – E onde fica o vazio?

Monge Genhô – O vazio não fica. Ele é todas as formas. Onde fica o mar? Não é onde ficam as ondas? Dá para separar as ondas do mar? Quanto mais ondas você tirar mais ondas surgirão.

Postado por Monge Genshô - O PICO DA MONTANHA É ONDE ESTÃO OS MEUS PÉS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OSS

Seja Bem Vindo !!

Este Blog é dedicado a todos praticantes ou amantes das Artes Marciais desde iniciantes até os mais graduados.

Dedico aos meus Amigos de Treino.

Seu conteúdo pode servir de ajuda para o dia a dia, tirar dúvidas, auto aprendizagem e consultas sobre Artes Marciais diversas.

Não responsabilizamos por praticas sem responsabilidade e sem acompanhamento de um profissional na área e nos limitamos somente em veicular assuntos sobre Artes Marciais.

Para a correta prática, um profissional deve ser procurado.



Na área de Videos fiz alguns videos com várias sequências para Shiai Kumite competição, Kata, e outros combinados de outras artes que fui treinando, desenvolvendo, adaptando outras artes como kung fu e criando outras observando e estudando o Karate e vários videos de diversos atletas do passado e da atualidade.

Esses mix eu reuni nos video para colaborar com todos meus amigos de treino.

Sou muito grato a todos os meus Senseis que muito colaboraram para meu conhecimento e técnica.



Arte Marcial é :

- Um Modo de Vida

- Qualidade de Vida

- Disciplina

- Combate ao Stress

- Terapia

- Defesa Pessoal

- Realização Pessoal

- Respeito ao Próximo

- Esporte


Você terá acesso à vários conteúdos e sempre Atualizados :

- Download de musicas sobre Artes Marciais - veja em Links (acima)
- Links sobre Artes Marciais sobre diversos temas
- Vídeos sobre Artes Marciais
- Eventos


Podem comentar a vontade sobre o Blog e peço a colaboração de vocês também caso tenha algum assunto ou video interessante sobre Artes Marciais envie pra gente.


Email:

fabiotake@yahoo.com.br



Filosofias

"Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karatê-Dô deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karatê-Dô."

Gichin Funakoshi

"O Kata de Karatê tem me ajudado muito em minha vida. É como O' Sensei Gishin Funakoshi dizia "Depois de praticar Kata no mínimo 1000 vezes que o praticante entenderá a sua essência e poderá apresentá-lo ao público". O Kata é como uma Enciclopédia do Karate onde estão todas as técnicas dos antigos mestres. Nele treina a auto defesa, disciplina, formação do caráter, meditação em movimento e principalmente CONCENTRAÇÃO E FOCO. Com vários anos de prática o praticante inconsientemente passará a aplicar em sua vida cotidiana. Hoje em dia meu poder de concentração, foco e perseverança aumentaram muito devido a prática do Kata. Que bom seria se todos praticassem também. Convido a todos a praticar também. OSS

Fabio Take

"O Karatê em si é uma forma chamada Kata que é utilizada como forma de apoio ao praticande de Artes Marciais. Depois de compreendido a essência o artista marcial livra se da forma ficando sem forma nenhuma, Sem Mente "Mushin" e parte para outro estágio que é a descoberta do seu próprio "eu". É como o escultor que no início utiliza de várias formas para depois formar o seu próprio atravéz de sua transcedência e é assim que o torna diferente e suas obras se tornam respeitáveis."

Fábio Take

"Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução"

Se você não luta com ninguém, estará livre de qualquer culpa. (Bruce Lee)

Siga os bons e aprenda com eles. Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas valeu a intenção da semente.

Planos não substituem ações.

Podemos dar um barco a alguém, podemos colocar esse barco na água e ensinar esse alguém a remar. Mas para que a pessoa reme, é preciso que ela queira remar.

Por dentro cultivar o Chi e por fora moldar e fortalecer os músculos, tendões e ossos. (Gishin Funakoshi)

Para viver bem e por muito tempo, seja moderado. O que o homem inferior procura está nos outros. O que o homem superior procura está em si mesmo.

Autor desconhecido

Um mestre realmente bom jamais é doador da verdade e sim um guia, um apontador da verdade que o aluno terá de descobrir por si mesmo." (Bruce Lee)

"O essencial em uma luta, não é a perfeição em desferir golpes, mas sim, em sua capacidade de resistir ao ataque... ."

"Não há modo certo e modo errado em luta. O modo certo para um homem grande pode não ser o modo certo para um homem pequeno. O modo certo para alguém lento pode não ser o modo certo para alguém rápido. Cada pessoa precisa compreender seus pontos fracos e seus pontos fortes."

"Não sou daqueles que não acreditam em amor a primeira vista, mas acredito em dar uma segunda olhada."

"Não acredito em pura sorte. Você precisa criar sua sorte. Precisa estar atento ás oportunidades ao seu redor e tirar vantagem delas."

"Devemos ser verdadeiros e honestos: as indagações devem ser constantes e independentes, e não seguir cegamente um projeto feito por outros."

“O bom lutador de Kung Fu precisa ser simplificador.”

“Seja flexível como uma mola, mas embora não cedendo completamente”

“Um lutador não se aperfeiçoa pra lutar, luta pra se aperfeiçoar.”

“Antes de estudar arte, um soco para mim era apenas como um soco, um chute apenas como um chute. Depois que estudei a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais um chute. Agora que compreendi a arte, um soco é apenas como um soco, um chute apenas como um chute.”

“Não há nada de especial nesta arte. Tome as coisas como elas são. Soque quando tiver de socar. Chute quando tiver de chutar.”

“Meus seguidores em Jeet Kune Do, atendem a isso: todas as normas fixas são incapazes de adaptabilidade ou flexibilidade; a verdade está fora de todas as normas fixas.”

“O homem, criatura viva e criador individual, é sempre mais importante do que qualquer estabelecido estilo ou sistema.”

“Se você acreditar que uma coisa é impossível, você a tornará impossível.”

"Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o!”

Bruce Lee

Arapongas Artes Marciais On Line


Daily Calendar

Ocorreu um erro neste gadget